O OS/2 usa uma interface aparentemente muito semelhante a do Windows 95, a Área de Trabalho é composta por janelas e ícones, e ele possuí uma barra de lançamento rápida de programas altamente personalizável, que se assemelha ao quick launch (implementado somente no Windows 98).
O OS/2 WARP passou a explorar a tecnologia de orientação a objeto a partir da sua 2ª versão, lançado em 1992. Dentro do desktop do OS/2 o uso do recurso Drag-and-Drop é possível em todos os pontos da tela, qualquer ação sobre o ícone reflete no objeto. Portanto se um ícone é arrastado para a impressora ele é impresso, se ele é arrastada parar o triturador ele é deletado, se ele é arrastado ao fax ele é enviado, etc. Os ícones sombra podem ser criados para representar um objeto e seu conteúdo, e qualquer ação sobre o Ícone-sombra reflete no original. E a localização dos objetos se mantém mesmo que estes sejam movidos entre diretórios, discos locais ou em rede, caso o original seja deletado todas suas sombras são removidas junto a ele.
Pesquisa
segunda-feira, 4 de abril de 2011
VoiceType
Falar com as máquinas está deixando de ser coisa de lunático, como prova o VoiceType Dictation, da IBM. O novo programa transforma frases faladas em texto escrito a uma velocidade de até 100 palavras por minuto. É mais rápido do que os mais velozes digitadores e tem um vocabulário de 22 000 palavras (em inglês). Com ele vai ser possível escrever enquanto se tem as mãos ocupadas, sem falar na enorme utilidade para deficientes físicos. O programa também se adapta à pronuncia do usuário e os textos, depois de escritos, podem ser editados em processadores específicos.
O VoiceType é para PC e roda em OS/2, sistema operacional da IBM (a versão para Windows ainda não está disponível). É distribuído no país pela empresa ER e Associados, em parceria com a IBM Brasil e custa 3 300 reais, incluindo programa, placa, microfone e treinamento. A IBM também pretende fazer a versão do VoiceType para o português, mas não há previsão de quanto tempo isso vai demorar.
(Revista Super Interessante, Janeiro de 1996)
Assinar:
Postagens (Atom)